O lead score é uma maneira de ranquear os leads em potencial de acordo com a sua probabilidade de conversão, de modo a permitir que as empresas priorizem quais leads devem ser abordados e quais devem ser deixados de lado. Embora a aplicação do lead score possa variar de acordo com o negócio, existem algumas dicas práticas que podem ajudar a aplicá-lo de forma eficaz:
1. Identifique os critérios que serão usados para ranquear os leads.
Isso inclui considerar o que é importante para o seu negócio e quais são os principais indicadores de uma boa conversão. Alguns exemplos de critérios que podem ser usados para ranquear os leads incluem:
– O potencial de faturamento do lead;
– A indústria do lead;
– O tamanho da empresa do lead;
– O nível de decisão do lead;
– A localização do lead;
– A quantidade e qualidade das interações do lead com a marca;
– O tempo decorrido desde a última interação do lead.
2. Atribua pontuações aos critérios.
Após identificar os critérios que serão usados para ranquear os leads, é preciso atribuir pontuações a eles. Isso pode ser feito de forma arbitrária, mas é importante lembrar que os critérios com maior pontuação devem ser os que mais influenciam a conversão.
3. Atribua pontuações aos leads.
Com os critérios e as pontuações definidos, é possível atribuir pontuações aos leads. Isso pode ser feito manualmente ou através de um software de automação de marketing, como o HubSpot.
4. Analise os resultados.
Após a aplicação do lead score, é importante analisar os resultados para ver se está sendo eficaz. Isso pode ser feito comparando o número de leads que foram convertidos em clientes em relação ao número de leads que não foram.
5. Ajuste o lead score se necessário.
Se os resultados não forem satisfatórios, é preciso ajustar o lead score. Isso pode incluir ajustar as pontuações atribuídas aos critérios ou adicionar novos critérios.